Tosse

13/05/2011 03:05

Tossir é normal. É um ato de defesa do organismo contra fatores agressores do aparelho respiratório, como por exemplo, quando estamos próximos a um carro “fumacento”. Mas, pode também ser um sintoma de inúmeras doenças, variando desde gripes e resfriados até casos graves pulmonares. Xaropes e expectorantes têm efeito paliativo, proporcionando apenas alívio passageiro. O mais importante é investigar e tratar a causa, para abolir a tosse.

 

 Como ocorre a tosse:

 A tosse é um reflexo complexo composto de uma inspiração profunda seguida pelo fechamento da glote e de uma expiração súbita e forçada, acompanhada da contração dos músculos do tórax, do diafragma. Ao mesmo tempo, os músculos abdominais sofrem uma violenta movimentação em direção ao aparelho respiratório, “empurrando” o diafragma , expulsando o ar. Segue-se a abertura da glote, culminando com a saída ruidosa e súbita do ar pela boca.

Existem ainda os chamados “centros de tosse”, que são verdadeiros sensores localizados em toda a árvore brônquica e ainda em locais variados do organismo, como: seios da face, laringe, esôfago, estômago, coração, etc. Estas estruturas são sensíveis ao reflexo e estão conectadas ao cérebro, que é o grande coordenador da tosse. Assim, emitem um aviso, o cérebro responde e envia a ordem para desencadear o sintoma. Por isso, a tosse é um reflexo que depende parcialmente de nossa vontade e em algumas situações não há como evitá-la.

O fato destes sensores existirem em locais variados do corpo humano explica o porquê de algumas doenças distantes do aparelho respiratório fazerem uma pessoa tossir, como por exemplo num refluxo gastro-esofágico ou numa inflamação do pericárdio.

 

Para que serve a tosse?

A tosse é um verdadeiro jato de limpeza: elimina o excesso de secreções e corpos estranhos, como por exemplo, partículas de pó. Defende contra um sem número de agressões: micróbios, infecções, poluição, fumaça, etc.

A tosse pode ser transitória, ou seja, quando desaparece em pouco tempo, ou pode ser crônica, quando permanece por mais de 3 semanas. No primeiro caso, não há problema, mas quando persiste, é importante procurar um médico para avaliar a causa de sua permanência. Na realidade, qualquer tosse deve ser valorizada, pois é a tosse recente que originará a tosse crônica, caso não seja resolvida.

 

O que pode provocar tosse?

Situações que provocam tosse: inflamação, secreção anormal, ressecamento ou resfriamento do ar inspirado, corpos estranhos ao local, irritantes químicos e gases. Momentos de estresse emocional são capazes de desencadear o sintoma.

Doenças que podem se acompanhar de tosse: resfriados, gripes, alergias respiratórias, infecções virais, asma, rinite, sinusite, DPOC (doenças pulmonares obstrutivas crônicas), refluxo gastro-esofágico

Citam-se ainda os remédios que podem provocar tosse : alguns antihipertensivos (inibidores da ECA e betabloqueadores), colírios para glaucoma, analgésicos e antinflamatórios em pessoas sensíveis à aspirina.

As doenças que acometem o nariz e os seios da face podem fazer tossir em decorrência do muco que tende a escorrer por trás das narinas em direção à faringe, denominado de gotejamento pós-nasal. Esta secreção provoca os centros da tosse localizados nesta região e provocam um estímulo reflexo em direção ao cérebro, surgindo a tosse. Em geral, ocorre piora à noite pois a permanência na posição deitada durante o sono aumenta o gotejamento e a irritação dos sensores localizados na hipofaringe.

Pessoas portadoras de asma tossem com facilidade. Um dado curioso é que em cerca de 20% de casos, a tosse pode ser o único sintoma da asma, surgindo em forma de crises, ao correr, rir ou praticar atividades que exijam esforço físico.

A tosse do fumante surge em função da inalação da fumaça contendo várias substâncias químicas nocivas que podem irritar o aparelho respiratório. Muitos pensam que neste caso, tossir é normal, mas não é verdadeiro: é sim, um sinal de agravamento dos males do cigarro.

Causas digestivas podem provocar tosse, como por exemplo nas pessoas portadoras de refluxo gastro-esofágico. Neste caso, há uma regurgitação do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, gerando uma inflamação local e daí ativando os centros reflexos, originando a tosse que em geral é seca com piora noturna e podendo se acompanhar de rouquidão. Nem sempre há sintomas gástricos, como azia, dor ou queimação, acompanhando o quadro.

Crianças: as principais causas de tosse também são a asma, rinite, sinusite e refluxo GE. Uma situação que pode ocorrer na infância é a aspiração de objetos provocando tosse. Além disso, verifica-se o surgimento do sintoma por ação irritativa, como por exemplo naquelas que convivem com fumantes ou em momentos de tensão emocional. A inalação da fumaça do cigarro piora a asma e a rinite, além de provocar tosse mesmo em crianças saudáveis.

Em crianças pequenas, recomenda-se que a mamadeira não seja oferecida durante o sono e na posição deitada pois constitui uma causa comum de piora noturna. A última refeição deve ser feita com a criança acordada, devendo deitar pelo menos uma hora após alimentar-se.

Tosse pós-viral: uma criança pode continuar tossindo semanas após uma infecção viral de vias respiratórias – um exemplo é a bronquiolite – em especial naquelas portadoras de alergia.

Em qualquer idade, uma atenção especial deve ser dada às condições do dormitório, travesseiros e colchões já que os ácaros são causas de alergia respiratória e tosse. A presença de animais domésticos (gatos e cães) pode contribuir, em especial quando permanecem nos quartos ou dormem nas camas junto aos seus donos.

 

Como combater a tosse?

Procure um médico: é necessário tratar a causa para combater a tosse.

 

Dicas que podem ajudar:

- beber muita água, de preferência fora das refeições.

- os fonoaudiólogos lembram que o pigarro e a tosse são hábitos que podem prejudicar a voz. O atrito brusco nas cordas vocais cada vez que tossimos pode provocar à longo prazo os chamados calos vocais. Beba água sempre que tiver vontade de pigarrear e combata a causa do problema

- iniciar uma medicação aliviadora orientada previamente por seu médico. Nos casos de asma, o uso de um broncodilatador, sob forma de aerossol ou nebulização pode aliviar a tosse e evitar uma crise. Na rinite, a lavagem nasal com solução salina e uso de antialérgico contribuem para a melhora.

- verificar se existe algum fator no ambiente da casa (pintura, odores ativos, focos de umidade, etc.) e comunicar ao médico.

- gripes e resfriados têm uma evolução própria, melhorando em geral no decorrer de 4 a 5 dias. A ingestão de líquidos, uma dieta equilibrada, repouso e uso de antitérmicos em geral são suficientes para a cura do processo.