Quimioterapia durante a gravidez é segura, diz pesquisa

09/10/2011 16:57

Pouco tempo depois de descobrir a gravidez vem uma nova notícia. Dessa vez, nada boa: um câncer. Em meio a tantas dúvidas e medos que permeiam essa situação, um novo estudo traz esperança. Segundo pesquisadores da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, o tratamento quimioterápico durante a gravidez não prejudica o desenvolvimento do bebê. A prática seria melhor, de acordo com a pesquisa, do que submeter a criança a um parto prematuro para evitar que ela seja exposta à quimioterapia. 

Para chegar a esse resultado, os cientistas analisaram 70 bebês. Cerca de 2/3 dessas crianças nasceram prematuramente, ou seja, antes de 37 semanas de gestação para evitar um possível contato com a quimioterapia. As outras nasceram após 37 semanas, mas foram expostas às drogas do tratamento enquanto estavam no útero. 
 

Os dados mostram que o desenvolvimento congênito de todos os bebês era bem semelhante. Na análise feita em relação ao desenvolvimento cognitivo – medido pela pontuação no quociente de inteligência e testes comportamentais -, as crianças prematuras tiveram um pior desempenho.

revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI270892-10548,00-QUIMIOTERAPIA+DURANTE+A+GRAVIDEZ+E+SEGURA+DIZ+PESQUISA.html