Porque algumas pessoas são péssimas cantoras

09/10/2011 16:51

De “American Idol” a “Ídolos” e mesmo “Glee”, os programas de televisão sobre canto nos mostram que 10 a 20% da população não conseguem cantar em sintonia – de acordo com uma estimativa de especialistas.

Mas um novo estudo sugere que o número de maus cantores é na verdade bem maior do que isso. Realidade seja encarada, cantar bem não é uma questão simples.

“Cantar é um ato complexo”, afirma Sean Hutchins, principal autor do estudo. Cantar é complicado porque você precisa combinar uma nota com sua voz e percebê-la com precisão; você precisa descobrir o caminho certo para configurar seus músculos vocais, e você precisa controlar os músculos bem o suficiente para cingir uma música.

Muitas coisas para um cantor de chuveiro se atrapalhar, não? A pesquisa de Hutchins tenta identificar onde os cantores ruins erram nesse processo.

Em uma série de cinco experimentos, os pesquisadores compararam pequenos grupos de pessoas com ou sem formação musical.

O estudo constatou que 40 a 62% dos não músicos eram ruins, uma taxa muito maior do que a mostrada em pesquisas anteriores.

A pesquisa também descobriu que cerca de 20% das pessoas não conseguem cantar com precisão, porque não têm um bom controle de seus músculos vocais.

Outros 35% dos maus cantores têm dificuldade em corresponder ao tom de sua própria voz ao mesmo som ouvido em outros timbres, como quando está vindo de um trompete, piano, ou uma pessoa do sexo oposto.

E 5% dos cantores péssimos não têm capacidade de ouvir as diferenças em altura ou discriminar entre dois sons diferentes.

Com certeza, alguns aspectos de cantar são influenciados pela genética. “Há certamente pessoas que são cantoras mais naturais, e a forma fisiológica de suas extensões vocais pode dar um som mais ou menos agradável e natural à voz”, aponta Hutchins.

Mas ele diz que os melhores cantores, assim como os melhores atletas, serão aqueles que, apesar de abençoados com talento natural, dedicam uma grande quantidade de prática para seu ofício.

No entanto, são os cantores ruins do mundo que são os menos propensos a praticar. E isso é que é necessário para ficar melhor na atividade.

Para melhorar, Hutchins sugere que acertar as notas é a parte mais importante de cantar bem.

E se você precisa de motivação para continuar tentando mesmo cantando mal, Hutchins diz que os ouvintes são bastante tolerantes com erros. “Cantores de fato podem estar completamente fora de sintonia antes que os ouvintes notem a situação; mas eles iriam pegar os erros sutis mais cedo de alguém tocando violino, por exemplo”.

E você? Se considera um cantor de karaokê ou de chuveiro?

 

Fonte: MSN