Pais do mesmo sexo são mais igualitários na partilha da educação dos filhos

09/10/2011 18:31

Pais do mesmo sexo repartem mais a educação dos filhos do que os casais heterossexuais, revelou um estudo norte-americano, que concluiu ainda que a felicidade do casal é o aspecto mais determinante para o bem-estar da criança.


Foram as principais conclusões de um estudo realizado nos Estados Unidos que abrangeu 104 famílias, formadas por casais compostos por homem e mulher, dois homens ou duas mulheres e os filhos.


"A principal conclusão é que as crianças, de uma forma geral, estão muito bem", explicou uma das responsáveis do estudo Charlotte Patterson, investigadora norte-americana da Universidade da Virgínia, que participa esta sexta-feira na primeira conferência internacional sobre parentalidade lésbica, gay, bissexual ou transgénero, a decorrer em Lisboa.


Durante a investigação, os pais, as crianças, de três e quatro anos, e os professores ou educadores  foram entrevistados, sendo a dinâmica familiar registada em vídeo.


"Um dado interessante é que os casais do mesmo sexo parecem partilhar a educação dos filhos de forma mais igualitária do que os casais heterossexuais, mais marcada por 'uma sexualização' dos papéis, com a mãe geralmente mais envolvida no acompanhamento dos filhos e o homem mais absorvido no trabalho", referiu Charlotte Patterson, ouvida pela Lusa.


Nos casais homossexuais, "ambos os pais provavelmente trabalham e ambos estão envolvidos de forma bastante equilibrada", disse  Charlotte Patterson.


A diferença na educação parece não ter qualquer impacto sobre os menores, sublinhou a responsável, salientando, no entanto, que é difícil tirar conclusões dada a idade das crianças estudadas.


"Há muitas questões que têm efeito nas crianças: até que ponto os pais se dão bem e qual é o seu grau de satisfação com o seu relacionamento", apontou a investigadora.


"As crianças cujos pais estão satisfeitos parecem estar bem, melhor do que os filhos dos casais que não estão satisfeitos nas suas relações", revelou.

 

Fonte: www.jn.pt/blogs/emletramiuda/archive/2011/10/07/pais-do-mesmo-sexo-s-227-o-mais-igualit-225-rios-na-partilha-da-educa-231-227-o-dos-filhos.aspx