Especialistas querem estudar doente psiquiátrico como um todo

10/10/2011 17:25

 

Psiquiatra lança livro “Psiquiatria de Ligação na Prática Clínica”

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala a 10 de outubro, o psiquiatra Diogo Telles Correia lança o livro “Psiquiatria de Ligação na Prática Clínica”, onde se explica o objetivo da Psiquiatria de Ligação em estudar o doente de forma integral para identificar as patologias mentais.

Isto “porque a causa para a situação psiquiátrica pode ser uma doença física e porque a doença física e doença psiquiátrica frequentemente coexistem - sendo muitas vezes a doença física causa de sintomas psiquiátricos secundários”, refere o comunicado divulgado.

Nos dias de hoje, com um envelhecimento progressivo da população, assiste-se a um crescimento do número de pessoas com doenças físicas crónicas e consequentemente uma maior prevalência da co-morbilidade física e psiquiátrica. “A abordagem destes doentes é fundamental para aumentar a sua qualidade de vida e reduzir o impacto que os sintomas psiquiátricos podem ter sobre a evolução das doenças físicas”.

O  livro foi coordenado pelo psiquiatra Diogo Telles Correia e elaborado juntamente com um grupo de médicos psiquiatras e psicólogos da Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Medicina do Porto e com os serviços de Psiquiatria de Ligação do Hospital de Santa Maria, do Hospital de São João e do IPO.

 “Esta obra, além de focar aspetos essenciais para realizar uma investigação de sucesso nesta área, desenvolve temas úteis na prática clínica”, explica o coordenador.

Fonte:saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/especialistas-querem-estudar-doente-psiquiatrico-como-um-todo.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=facebook&utm_term=saposaude