Dicas  de Saúde - TP'S Da Fala

 

Cuidar da Voz

 

 

  • Mantenha-se hidratado, bebendo pelo menos 2 litros de água a temperatura ambiente ao longo do dia;
  • Evite  álcool, o fumo e as drogas.Eles são os maiores inimigos da voz.Modere o consumo de cafeína;
  • Evite gritar ou falar durante muito tempo.Sua voz também precisa de repouso;
  • Em casos de queixas vocais, procure um otorrinolaringologista ou o Fonoaudiólogo.Nunca se auto-medique.Vários medicamentos tem efeitos colaterais nas pregas vocais;
  • Realize aquecimento e desaquecimento vocal orientado pelo Fonoaudiólogo, antes e depois do uso profissional da voz;
  • Evite  pigarrear ou tossir, pois este hábito provoca atrito entre as pregas vocais;
  • Não se exponha a mudança brusca de temperatura ambiente;
  • Pratique exercícios físicos, como alongamentos, caminhadas...Mas evite falar enquanto estiver carregando peso;
  • Evite a exposição à poeira, mofo e cheiros fortes, especialmente se és alérgico;
  • Reduza o uso da voz em situações de saúde limitadas, especialmente nos casos de gripe, resfriados ou alergias  das vias respiratórias;
  • Evite condimentos, refrigerantes, comidas gordurosas, chocolate, leite e derivados.Invista em saladas, carnes brancas, carboidratos, verduras e frutas;
  • Reduza sua permanência em locais barulhentos. 

 

 

Cuidar da Saúde Auditiva

 

  

  • Faça testes regulares de audiometria.Bebês devem ser testados logo ao nascer e crianças por volta dos seis anos, já que os problemas de audição podem se refletir em dificuldades de aprendizado;
  • Durante a infância, os pais devem regular o uso de iPods e de outros tocadores de mídia digital, televisão e rádio;
  • Monitore o volume da televisão.O ouvido é um órgão que se adapta às cirscuntâncias externas.Da mesma forma que ele se acostuma ao som alto, ele também se adapta aos sons baixos.Por isso , tente deixar o volume sempre tendendo para o mínimo;
  • Evite conversas longas ao celular;
  • No carro, não ecute músicas nas alturas.Uma indicação de volume alto demais:Se  não estás a ouvir os barulhos da rua, diminua o som;
  • Troque os fones que entram no ouvido pelos modelos em forma de concha;
  • Se trabalhas em locais  com muitos ruídos, invista em um protetor auditivo individual, à venda em lojas especializadas;
  • Cuidado com algumas doenças - não só no ouvido e com medicamentos que podem afetar a audição. 

 

Dicas de Atenção ao Desenvolvimento da Linguagem da Criança

 

 

  •  Nunca rotular o pimpolho com características negativas;
  •  Evitar interromper as frases da criança na metade;
  • Dar um bom modelo de linguagem;
  •  Não forçar os pequenos a falarem na frente dos outros ou a usarem palavras que ainda não fazem parte do vocabulário deles;
  •  Elogiar os filhos e dizer que aprecia suas qualidades;
  •  Não demonstrar pânico ou pressa no momento em que a criança tem dificuldade para completar uma frase ou palavra;
  •  Evitar fazer perguntas que exijam respostas longas;
  •  Promover brincadeiras de canto em coro ou de imitar aquilo que o pai diz;
  •  Mostrar interesse no que o pimpolho diz e não na forma como ele fala;
  •  Não repetir aquilo que a criança falou errado, apenas pronunciar a palavra em sua forma correta;
  • Deixar pequenos pedaços inteiros na comida do bebê, para que ele crie novos reflexos e movimentos, que favorecem a mastigação no futuro;
  •  Por volta dos 2 anos da criança, os pais devem adotar alimentos sólidos como base nas refeições;
  •  Contar histórias e estimular a conversa, pois os filhos só aprendem a falar ouvindo.

 


Dicas para Lidar com Crianças Desatentas e Hiperativas na Escola

 


  • Use estratégias e recursos de ensino mais flexíveis até perceber o estilo de aprendizado do aluno.Isto irá ajudá-lo a atingir um nível de desempenho escolar mais satisfatório;
  • Realize tarefas visuo - auditivas.Tarefas com mais de uma pista, facilitam a compreensão e assimilação da informação;Desenvolva um método para auto - informação e monitoração.Ao final de cada semana, reserve alguns minutos para uma conversa com a criança, a fim de saber como ela está se saindo em sala de aula.Ouça sua opinião sobre progressos e dificuldades.É necessário que a criança e /ou adolescente sejam um agente ativo no processo do aprendizado;
  • O aluno deve ter reforços positivos quando for bem sucedido.Isto auda a elevar sua auto - estima.Procure eleogiar e incentivar o que aquele aluno tem de bom e valioso;
  • Sinalize o aluno, sempre que possível, sobre sua evolução e sucessos.A criança já convive com tantos obstáculos que precisa de estímulo positivo sempre que puder;Porcure afixar, em algum lugar visível as regras de funcionamento em sala de aula.Os alunos se sentem mais seguros sabendo o que é esperado deles;
  • Use a linguagem adequada para o nível de desenvolvimento dos alunos.Evite sentenças muito longas; Sempre que possível, transforme as tarefas em jogos.A motivação para o aprendizado certamente aumentará;
  • Estimule a criança a tomar nota dos pontos mais importantes de cada conteúdo.Isto ajudará a organizar-se melhor; Dê idéias de estratégias que auxiliam na memorização e cumprimento de atividades :anotações coloridas, lembretes, uso de agenda...;
  • Escrever a mão é uma tarefa difícil para muitas destas crianças.Considere possibilidades  alternativas;
  • Evite colocar o aluno no canto da sala onde a reverberação do som é maior.Eles devem ficar nas primeiras carteiras , de frente para o professor e de costas para as demais crianças;
  • Elimine ou reduza a frequência de testes cronometrados.Dificilmente, na vida real, a criança terá qie tomar decisões rápidas.Estes testes apenas estimulam a impulsividade destes alunos;
  • Faça com que a rotina da classe seja clara e previsível, crianças com Déficit de Atenção tem dificuldades de se ajustar as mudanças de rotina;
  • Reserve um canto da lousa onde as tarefas do dia fiquem expostas.Vá riscando uma à uma  a medida que elas forem concluídas.A criança desta forma irá se organizar melhor no tempo de cada atividade e no final ela verá a sua produtividade;
  • Afaste as crianças das portas e janelas para evitar que elas se distraiam com estímulos alheios;
  • Deixe-as perto de fonte de luz para que possam enxergar bem , se possível em local que não dê sombra;
  • Intercale as atividades de alto e baixo interesse durante o dia.Não concentre o mesmo tipo de tarefas num só período;
  • Permita o movimento na escola.Peça para criança ir buscar materiais, apagar a lousa, recolher trabalhos.Assim ela pode sair da sala quando estiver mais agitada e  recuperar, em seguida, o autocontrole;
  • Esteja sempre em contacto com os pais:Anote no caderno do aluno tarefas escolares, mande bilhetes diários ou semanais e peça os responsáveis que leiam as anotações;  
  • A criança deve ter reforços positivos quando for bem sucedida.Elogie-a no momento da atividade realizada com sucesso;
  • Faça uma recapitulação do que foi dito em sala de aula.Use preferencialmente esquemas para ilustrar e seja breve na explicação;
  • Dê ênfase as palavras mais importantes que designem tempo, espaço, modo e ação.Por exemplo: A lição é para amanhã;
  • Evite dar várias ordens ao mesmo tempo.Diga uma coisa de cada vez;
  • Incentive a criança a utilizar estratégias facilitadoras no seu dia-a - dia, como acompanhar textos com o dedo, régua, assinalar os aspectos mais importantes e etc...;
  • Repita ordens e instruções, faça frases curtas e peça ao launo para repetí-las, certificando-se de que ele atendeu;
  • Procure dar surprevisão adicional aproveitando intervalos entre aulas ou durante tarefas longas e reuniões.