Dicas de Saúde - TP'S Da Fala
Cuidar da Voz
- Mantenha-se hidratado, bebendo pelo menos 2 litros de água a temperatura ambiente ao longo do dia;
- Evite álcool, o fumo e as drogas.Eles são os maiores inimigos da voz.Modere o consumo de cafeína;
- Evite gritar ou falar durante muito tempo.Sua voz também precisa de repouso;
- Em casos de queixas vocais, procure um otorrinolaringologista ou o Fonoaudiólogo.Nunca se auto-medique.Vários medicamentos tem efeitos colaterais nas pregas vocais;
- Realize aquecimento e desaquecimento vocal orientado pelo Fonoaudiólogo, antes e depois do uso profissional da voz;
- Evite pigarrear ou tossir, pois este hábito provoca atrito entre as pregas vocais;
- Não se exponha a mudança brusca de temperatura ambiente;
- Pratique exercícios físicos, como alongamentos, caminhadas...Mas evite falar enquanto estiver carregando peso;
- Evite a exposição à poeira, mofo e cheiros fortes, especialmente se és alérgico;
- Reduza o uso da voz em situações de saúde limitadas, especialmente nos casos de gripe, resfriados ou alergias das vias respiratórias;
- Evite condimentos, refrigerantes, comidas gordurosas, chocolate, leite e derivados.Invista em saladas, carnes brancas, carboidratos, verduras e frutas;
- Reduza sua permanência em locais barulhentos.
Cuidar da Saúde Auditiva
- Faça testes regulares de audiometria.Bebês devem ser testados logo ao nascer e crianças por volta dos seis anos, já que os problemas de audição podem se refletir em dificuldades de aprendizado;
- Durante a infância, os pais devem regular o uso de iPods e de outros tocadores de mídia digital, televisão e rádio;
- Monitore o volume da televisão.O ouvido é um órgão que se adapta às cirscuntâncias externas.Da mesma forma que ele se acostuma ao som alto, ele também se adapta aos sons baixos.Por isso , tente deixar o volume sempre tendendo para o mínimo;
- Evite conversas longas ao celular;
- No carro, não ecute músicas nas alturas.Uma indicação de volume alto demais:Se não estás a ouvir os barulhos da rua, diminua o som;
- Troque os fones que entram no ouvido pelos modelos em forma de concha;
- Se trabalhas em locais com muitos ruídos, invista em um protetor auditivo individual, à venda em lojas especializadas;
- Cuidado com algumas doenças - não só no ouvido e com medicamentos que podem afetar a audição.
Dicas de Atenção ao Desenvolvimento da Linguagem da Criança
- Nunca rotular o pimpolho com características negativas;
- Evitar interromper as frases da criança na metade;
- Dar um bom modelo de linguagem;
- Não forçar os pequenos a falarem na frente dos outros ou a usarem palavras que ainda não fazem parte do vocabulário deles;
- Elogiar os filhos e dizer que aprecia suas qualidades;
- Não demonstrar pânico ou pressa no momento em que a criança tem dificuldade para completar uma frase ou palavra;
- Evitar fazer perguntas que exijam respostas longas;
- Promover brincadeiras de canto em coro ou de imitar aquilo que o pai diz;
- Mostrar interesse no que o pimpolho diz e não na forma como ele fala;
- Não repetir aquilo que a criança falou errado, apenas pronunciar a palavra em sua forma correta;
- Deixar pequenos pedaços inteiros na comida do bebê, para que ele crie novos reflexos e movimentos, que favorecem a mastigação no futuro;
- Por volta dos 2 anos da criança, os pais devem adotar alimentos sólidos como base nas refeições;
- Contar histórias e estimular a conversa, pois os filhos só aprendem a falar ouvindo.
Dicas para Lidar com Crianças Desatentas e Hiperativas na Escola
- Use estratégias e recursos de ensino mais flexíveis até perceber o estilo de aprendizado do aluno.Isto irá ajudá-lo a atingir um nível de desempenho escolar mais satisfatório;
- Realize tarefas visuo - auditivas.Tarefas com mais de uma pista, facilitam a compreensão e assimilação da informação;Desenvolva um método para auto - informação e monitoração.Ao final de cada semana, reserve alguns minutos para uma conversa com a criança, a fim de saber como ela está se saindo em sala de aula.Ouça sua opinião sobre progressos e dificuldades.É necessário que a criança e /ou adolescente sejam um agente ativo no processo do aprendizado;
- O aluno deve ter reforços positivos quando for bem sucedido.Isto auda a elevar sua auto - estima.Procure eleogiar e incentivar o que aquele aluno tem de bom e valioso;
- Sinalize o aluno, sempre que possível, sobre sua evolução e sucessos.A criança já convive com tantos obstáculos que precisa de estímulo positivo sempre que puder;Porcure afixar, em algum lugar visível as regras de funcionamento em sala de aula.Os alunos se sentem mais seguros sabendo o que é esperado deles;
- Use a linguagem adequada para o nível de desenvolvimento dos alunos.Evite sentenças muito longas; Sempre que possível, transforme as tarefas em jogos.A motivação para o aprendizado certamente aumentará;
- Estimule a criança a tomar nota dos pontos mais importantes de cada conteúdo.Isto ajudará a organizar-se melhor; Dê idéias de estratégias que auxiliam na memorização e cumprimento de atividades :anotações coloridas, lembretes, uso de agenda...;
- Escrever a mão é uma tarefa difícil para muitas destas crianças.Considere possibilidades alternativas;
- Evite colocar o aluno no canto da sala onde a reverberação do som é maior.Eles devem ficar nas primeiras carteiras , de frente para o professor e de costas para as demais crianças;
- Elimine ou reduza a frequência de testes cronometrados.Dificilmente, na vida real, a criança terá qie tomar decisões rápidas.Estes testes apenas estimulam a impulsividade destes alunos;
- Faça com que a rotina da classe seja clara e previsível, crianças com Déficit de Atenção tem dificuldades de se ajustar as mudanças de rotina;
- Reserve um canto da lousa onde as tarefas do dia fiquem expostas.Vá riscando uma à uma a medida que elas forem concluídas.A criança desta forma irá se organizar melhor no tempo de cada atividade e no final ela verá a sua produtividade;
- Afaste as crianças das portas e janelas para evitar que elas se distraiam com estímulos alheios;
- Deixe-as perto de fonte de luz para que possam enxergar bem , se possível em local que não dê sombra;
- Intercale as atividades de alto e baixo interesse durante o dia.Não concentre o mesmo tipo de tarefas num só período;
- Permita o movimento na escola.Peça para criança ir buscar materiais, apagar a lousa, recolher trabalhos.Assim ela pode sair da sala quando estiver mais agitada e recuperar, em seguida, o autocontrole;
- Esteja sempre em contacto com os pais:Anote no caderno do aluno tarefas escolares, mande bilhetes diários ou semanais e peça os responsáveis que leiam as anotações;
- A criança deve ter reforços positivos quando for bem sucedida.Elogie-a no momento da atividade realizada com sucesso;
- Faça uma recapitulação do que foi dito em sala de aula.Use preferencialmente esquemas para ilustrar e seja breve na explicação;
- Dê ênfase as palavras mais importantes que designem tempo, espaço, modo e ação.Por exemplo: A lição é para amanhã;
- Evite dar várias ordens ao mesmo tempo.Diga uma coisa de cada vez;
- Incentive a criança a utilizar estratégias facilitadoras no seu dia-a - dia, como acompanhar textos com o dedo, régua, assinalar os aspectos mais importantes e etc...;
- Repita ordens e instruções, faça frases curtas e peça ao launo para repetí-las, certificando-se de que ele atendeu;
- Procure dar surprevisão adicional aproveitando intervalos entre aulas ou durante tarefas longas e reuniões.