Uma Lição para Professores

13/05/2011 13:37

 

 Entretanto, assim como outros “profissionais da voz”, os professores estão sujeitos a alguns riscos e prejuízos durante o exercício da profissão. Os riscos se apresentam, principalmente, quando há o uso incorreto ou abusivo deste “instrumento”, podendo ocorrer danos à qualidade vocal ou provocar lesões.

Um dos principais instrumentos de trabalho do Professor. 

A função vocal do professor tem sido alvo de estudo dos profissionais de Fonoaudiologia, devido a grande incidência de alterações vocais apresentadas por estes profissionais. Em pesquisa onde atuam 220 mil professores, verificou-se que 60% destes apresentam ou já apresentaram algum problema vocal, e 67,2% nunca receberam orientação sobre como utilizar a sua voz.

Isso ocorre, principalmente, porque manter os alunos atentos em sala de aula não é tarefa fácil e, para atingir esse objetivo, os professores abusam da garganta. Falar muito — e alto — para impor a autoridade é um vício que pode causar problemas graves. Por isso, é sempre bom ter atenção ao observar sinais como rouquidão, cansaço ao falar, perda da voz, garganta seca, pigarro, voz fraca ou excessivamente forte, diminuição da resistência vocal e ardência. Outros fatores agravantes podem estar relacionados, como: dor na articulação temporo-mandibular, dor nas costas e pescoço, rinite alérgica, sintomas gástricos e auditivos.

 Problemas vocais são: manter a higiene vocal, praticar exercícios vocais e mudar hábitos alimentares e físicos. Além disso, os exames periódicos e a avaliação e treinamento fonoaudiológico devem ser parte integrante de um programa de conservação da voz. Um fonoaudiólogo pode determinar os exercícios certos de aquecimento e desaquecimento, para iniciar e encerrar o dia de trabalho, e a melhor maneira de executá-los.Algumas formas de 

Ingerir um copo d’água durante as aulas ou nos intervalos também é importante. A hidratação vocal, prática tão simples, é uma outra maneira de evitar distúrbios graves. O líquido dilui a secreção natural da garganta e elimina a poeira e o pó de giz que podem se acumular no trato vocal, diminuindo a necessidade de pigarrear. 

 

Assim, para evitar os problemas vocais, os professores necessitam de informação, educação e treinamento vocal, além de exames periódicos para manter sua voz sempre saudável. É importante compreender quais são os inimigos de uma boa voz e os hábitos nocivos que prejudicam e colocam em risco a saúde vocal. Ao compreender o processo da voz humana, o professor poderá maximizar a sua voz, preservando a própria saúde vocal.

 

Para soltar sua voz: 

  • Dar apenas aulas expositivas
  • Utilize outros recursos didáticos como jogos, filmes, dramatizações para deixar as aulas mais interessantes e poupar a sua voz  
  • Praticar exercícios regularmente e cuidar da saúde como um todo.