Saber falar em Público é Pré-Requisito para quem pretende ser um Líder

13/05/2011 13:43


 

Falar bem é indispensável para vencer na vida. Quem se expressa bem evidencia conhecimentos, vende seus talentos e idéias, convence, projeta uma personalidade positiva, obtém prestígio, gera cooperação e torna-se líder. Não adianta você ter um grande conhecimento se não souber transmiti-lo. Você perde chances para se promover.

Comunicar melhor e adquirir fluência verbal são habilidades desejadas por todos, desde os mais tímidos até altos executivos, que precisam cada vez mais do dom da persuasão. Segundo pesquisa realizada pelo jornal inglês Sunday Times com 3000 americanos, 41% dos entrevistados disseram que seu maior medo era falar em público, contra 32 % que responderam ter medo de altura. Uma outra pesquisa, realizada com 10000 australianos, mostra que um terço dos entrevistados diz preferir a morte a falar em público. No Brasil a realidade não é diferente, uma enquete realizada pela revista VOCÊ S. A. na Internet, mostrou o quanto esse temor atinge os executivos brasileiros. Dos 481 leitores que responderam a pesquisa, 64% disseram ter medo de falar em público, e 66% de 261 leitores assumem que é um de seus maiores medos.

Esse medo excessivo de falar em público não é à toa, mesmo que não seja justificável. Atualmente, falar bem se tornou uma necessidade para profissionais das mais diversas áreas, pois estamos constantemente expostos a diferentes situações de fala em público: participando de reuniões, de negociações, ministrando cursos e treinamentos, vendendo produtos e serviços, dando palestras, entrevistas, desenvolvendo contatos sociais. Hoje, a palavra é um instrumento precioso para o sucesso pessoal e profissional. Passamos aproximadamente 90% de nosso tempo envolvidos em atividades comunicativas (lendo, escrevendo, falando, ouvindo, vendo). 

Nossa comunicação tem valor tanto pelo conteúdo quanto pela forma, pois é resultado do que dizemos e de como dizemos: cada palavra e cada gesto é ação comunicativa e juntos constroem e projetam a nossa imagem. Nós somos a imagem que conseguimos transmitir.