Capacidades de Linguagem de Crianças Nascidas Pré-termo entre os 3 e 4 anos de idade

10/10/2011 20:39

 

Pelo aumento da taxa de natalidade de recém nascidos de pré-termo, tem sido dada especial atenção aos mesmos através de inúmeras pesquisas sobre os impactos da maturidade biológica no desenvolvimento humano.
 

Partindo do pressuposto de que a aquisição e o desenvolvimento da linguagem dependem das condições e da interacção de factores biológicos, psíquicos e sociais, qualquer alteração, seja da condição ou da interacção destes factores, pode ocasionar desvios no processo de evolução, culminando num desenvolvimento atípico. Foi partindo deste pressuposto foi realizado um estudo exploratório transversal e correlacional dos vários tipos do desenvolvimento da linguagem na criança pré-termo entre os 3 e os 4 anos de idade, nascidas no Hospital Dr. Nélio Mendonça. A avaliação do desenvolvimento da linguagem comportou a avaliação da compreensão e da expressão. Foram estudadas 60 crianças pré-termo nas faixas etárias dos 3,0 – 3,5 e 3,6 – 3,11.

Os principais objectivos da presente pesquisa foram:

1) Caracterizar o desenvolvimento da linguagem de crianças nascidas de pré-termo, entre os três e quatro anos de idade, em função da idade gestacional e peso à nascença e

2) Observar se existem diferenças entre o desenvolvimento da linguagem nas crianças de pré-termo e nas de termo, com desenvolvimento normal de linguagem, e: (a) observar se o processo de aquisição da linguagem é influenciado pela idade gestacional, (b) e/ou pelo peso à nascença; (c) observar se existem mais variáveis que influenciem o desenvolvimento da linguagem.


No tratamento e análise estatística foram utilizadas variáveis dos factores biológicos e sociais e das pontuações obtidas na avaliação da linguagem. Foi realizado o estudo comparativo entre as crianças pré-termo e as de termo com desenvolvimento da linguagem normal, bem como a análise correlacional e preditiva entre as várias variáveis analisadas e do desenvolvimento da linguagem.


Os dados evidenciaram que existem diferenças significativas na avaliação do desenvolvimento da linguagem, das crianças pré-termo, tais como:

(1) na comparação com as crianças de termo com um desenvolvimento da linguagem normal nas pontuações médias totais obtidas na compreensão e na expressão;

(2) na relação entre o percentil do desenvolvimento da compreensão e da expressão com o défice de atenção, quociente geral de desenvolvimento, problemas visuais e alterações neuromotoras respectivamente

(3) na relação entre a idade gestacional e os problemas auditivos.

A análise do coeficiente de correlação indica que existe uma relação linear moderada, positiva entre a expressão e a compreensão.

A identificação destas alterações, principalmente antes do período da escolaridade, possibilita uma intervenção atempada minimizando as dificuldades e facilitando a aprendizagem.