Treinamento intensivo ajuda a crianças com dificuldades de leitura e escrita

09/10/2011 16:52

Treinamento diário intensivo por um período limitado é melhor para as crianças com dificuldades de leitura e escrita do que a taxa de matrícula corretivas tradicionais oferecidos pelas escolas, revela nova pesquisa da Universidade de Gotemburgo.

Cerca de 5% das crianças da escola na Suécia têm problemas para aprender a ler e escrever por conta de dificuldades com a palavra de decodificação.

Fonêmica blocos de construção

"A maioria dos pesquisadores concorda que o problema subjacente é uma capacidade limitada fonológico, em outras palavras limitada consciência dos sons que compõem as palavras faladas", diz Ulrika Wolff, professor de educação da Universidade de Departamento de Gothenburg da Educação e Educação Especial, e o pesquisador por trás do estudo, o primeiro de seu tipo na Suécia.

Treinamento de 12 semanas

O estudo viu mais de 50 nove anos de idade com problemas de leitura e escrita a ser dada formação a 40 minutos de cada dia para um total de 12 semanas por educadores treinados especialmente da Universidade de Gotemburgo. Eles foram então comparados com um grupo equivalente, que havia sido dada a taxa de matrícula corretivas tradicionais oferecidos pelas escolas.

A formação composta por exercícios intensivos e estruturado na compreensão do código alfabético. As crianças praticavam fonemas e grafemas ligando (sons e letras), a consciência fonética, guiado leitura em voz alta e leitura em geral, que serviu para fortalecer a velocidade de leitura e fluência de leitura. No entanto, a estrita, programa de pesquisa baseado também incorporou espaço para jogar, criatividade e curiosidade.

Ação efetiva

Os resultados mostram que as crianças que participaram do programa de treinamento lidado significativamente melhor do que as crianças dadas aulas corretivas tradicionais, e que eles o fizeram em todas as áreas testadas - palavra de decodificação, ortografia, velocidade de leitura e compreensão de leitura.

"Ensino estruturado e individual faz com que essas crianças fizeram progressos significativos", diz Wolff. "Leitura e escrita dificuldades muitas vezes levam à baixa auto-estima e baixa auto-confiança, o que pode tornar a aprendizagem da leitura ainda mais difícil para as crianças. É importante tomar medidas eficazes o mais cedo possível para quebrar esse círculo vicioso."

 

O estudo RAFT

O estudo RAFT (Leitura e Formação Fluência Baseado em consciência fonêmica) é o primeiro de seu tipo na Suécia, e tem produzido resultados amplamente em linha com os de pesquisas anteriores com o Inglês de língua crianças, inclusive nos EUA. Um projeto de pesquisa de três anos viu 2200 de nove anos sendo exibido, apenas com mais de 100 depois testados individualmente. Metade foi posteriormente colocado em um grupo que foi dada formação individual, enquanto a outra metade fez o grupo controle que foi dado o ensino padrão oferecido pelas escolas, por exemplo na forma de aulas corretivas.

RAFT é financiado pelo Conselho de Pesquisa sueco e do Banco da Suécia Fundação Tricentenário.

 

Fonte: Universidade de Gotemburgo