Quando Cuidar da Voz é Fundamental

13/05/2011 13:47

 

 

 

Uma orientação importante para os profissionais da voz é a hidratação freqüente. O consumo de água natural evita o ressecamento das cordas vocais, diminuindo o atrito entre elas. 

No caso de atores e locutores esportivos, é importante saber respirar corretamente. “Um locutor esportivo não deve tensionar demasiadamente as cordas vocais na hora de gritar “gol”, caso contrário, os danos são inevitáveis. Pode ocorrer desde um discreto edema até um quadro de hemorragia na prega vocal com conseqüências graves para a qualidade da voz. O grito ou a voz em forte intensidade deve ser realizado com o apoio da musculatura abdominal”. Para os professores, principalmente do ensino básico, o risco é enorme, porque geralmente são obrigados a cantar e a falar alto sem utilizar uma técnica vocal correta, e na maioria das vezes, trabalham em ambientes ruidosos ou com acústica inadequada. Já em relação aos professores de Educação Física, a prática de falar enquanto realiza e orienta exercícios físicos pode causar danos ao sistema vocal pelo esforço e tensão da região cervical.

Uma regra que vale para todos os profissionais da voz: o fumo é condenável sob todos os aspectos. Nas mulheres, o fumo deixa a voz mais grave podendo ser confundida com uma voz masculina, e nos homens, a incidência de câncer de boca e laringe é maior, podendo causar a perda total ou parcial da voz. O álcool, quando consumido em excesso, também gera problemas, como edema das pregas vocais. Valéria Leal lembra que “assim como o atleta precisa alongar e aquecer os músculos antes das competições, os profissionais da voz precisam saber fazer um bom aquecimento e desaquecimento da musculatura da laringe antes e depois do uso profissional da voz. Na verdade ele é um atleta da voz”. 

 

Bom desempenho

Ela destaca ainda que “o locutor é o ator da notícia e não deve fazer uma leitura mecânica” e alerta que “o gesto não pode negar o que a voz está dizendo, daí a importância da expressão corporal”. “Para o profissional da voz, é importante que se procure a orientação de um fonoaudiólogo especializado em voz, porque ele será orientado no sentido de obter máximo rendimento com mínimo esforço, evitando abusos que podem causar danos e, por conseqüência, comprometer o próprio trabalho”. (Fga.Valéria Leal)