Eficácia terapêutica de Omega 3 na Hiperactividade.

09/10/2011 20:12

Há alguns anos fui convidado para uma conferência sobre o TDAH no Ramón y Cajal Hospital, em Madrid. Um debate que restou foi ou não n-3 foram eficazes no tratamento de ADHD. Os especialistas estavam presentes, em sua maioria de forma convincente disse que não. Eu tinha minhas dúvidas que eu tinha visto melhorias em alguns dos meus pacientes. No entanto, pelo menos, o debate continua.

No mês de outubro será exibido no prestigiadoJournal of the American Academy of Psiquiatria Infantil e Adolescente uma meta-análise avaliando o efeito de 10 ensaios clínicos do selecionado anteriormente (Omega 22 3 suplementação de ácidos graxos para o tratamento de crianças com Déficit de Atenção / Hiperatividade Sintomatologia: Revisão Sistemática e Meta-Análise, 2011, 50: 991-1000)

O que podemos aprender com esta meta-análise:

  1. Que o ômega-3 são eficazes no tratamento do TDAH globalmente avaliados, bem como sobre déficit de atenção e hiperatividade em isolamento.

  1. Sua eficácia, embora óbvia, não é tão evidente como com psicoestimulantes, atomoxetina e clonidina: Efeito do tamanho para o omega3, 0,31; de metilfenidato, 0, 78% para atomoxetina, 0,64; de clonidina, 0,58.
  2. Que tem demonstrado eficácia omega3 é a EPA. Tem sido demonstrado para DHA. Isto é importante por várias razões: A primeira é que nosso país é uma preparação comercializados para ADHD tem apenas DHA.

    Parece que o efeito terapêutico está relacionado a mudanças na permeabilidade da membrana que promover a ação serotonérgica e dopaminérgica, especialmente na frente. Essas mudanças não são produzidos pelo DHA e ácido alfa-linolênico.

  3. Que a eficácia da atenção e hiperatividade em ADHD prooduce tanto quanto quando estes sintomas estão presentes em paidopsiquátricos outros distúrbios.

  4. Que o efeito terapêutico EPA é dose-dependente.

Portanto, a EPA tem se mostrado eficaz no tratamento do TDAH leve, não-indicado a substituição de outros tratamentos mais eficazes em situações clínicas mais graves. Da mesma forma, a meta-análise foi conduzida CCON ensaios clínicos, cujo tamanho da amostra é pequena. Os autores recomendam um projeto com uma amostra maior de 330 pacientes.

 

Fonte:paidopsiquiatria.com/?p=884