A melhor forma de aprender

11/05/2011 17:42

  

 

Uma prova não é apenas um mecanismo de avaliar o quanto uma pessoa aprendeu. De acordo com uma nova pesquisa, ela pode efetivamente auxiliar no aprendizado e ainda funcionar melhor do que uma série de outras técnicas de estudo.

Numa pesquisa publicada há poucas semanas narevista Science, alunos universitários tiveram que estudar um texto científico e, depois de uma semana, foram avaliados sobre o aprendizado do seu conteúdo. Os que fizeram uma prova sobre o texto logo após a sua leitura tiveram um aproveitamento aproximadamente 50% melhor do que os alunos que utilizaram outros dois métodos tradicionais de estudo.

Um desses métodos – ler o material diversas vezes – é muito popular entre os estudantes que lêem e relêem todo o material antes das provas. O outro – desenhar diagramas detalhados sobre o assunto – é estimulado por muitos professores porque força os estudantes a fazerem ligações entre fatos.

O interessante é que esses outros métodos não são apenas populares, mas também passam a ilusão ao estudante de que são melhores. Essa constatação foi feita pelos próprios pesquisadores, que pediram para esses alunos fazerem uma previsão de quanto eles lembrariam na semana seguinte com o método utilizado. Os que fizeram a prova após lerem o texto previram que eles lembrariam menos do que os outros estudantes previram, mas o resultado foi justamente o oposto.

Mas isso significa que devemos instituir mais provas nas escolas? Não necessariamente. Alguns especialistas dizem que algumas provas não são oportunidades de aprendizado e que precisamos de um tipo diferente de prova.

Durante a pesquisa, os estudantes foram divididos em quatro grupos. Um apenas leu o texto durante cinco minutos. Outro estudou o texto em quatro sessões consecutivas de cinco minutos.

Um terceiro grupo desenvolveu um mapa conceitual onde, com o texto em sua frente, organizou a informação em um diagrama, escrevendo detalhes e ideias dentro de círculos e fazendo a ligação desses círculos de uma forma organizada.

O último grupo fez uma prova para praticar o resgate das informações. Sem o texto em sua frente, os estudantes fizeram uma redação livre sobre o que eles lembravam por 10 minutos. Depois releram o texto e fizeram uma nova redação.

Os pesquisadores concluíram que praticar o resgate das informações resulta num aprendizado mais significativo do que o estudo através de mapas conceituais. A prática de resgatar informações se mostrou mais eficaz mesmo quando o critério de avaliação usado era o de criar um mapa conceitual do assunto.

 

Fonte:Folha.com