A representação emocional de uma criança com traços autistas em um projeto de psicomotricidade relacional em ambiente aquático

09/10/2011 16:39

 O autismo manifesta-se antes dos três anos e pode persistir durante a vida adulta, o qual se caracteriza por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. Apresenta uma incapacidade de atribuir aos outros indivíduos sentimentos e pontos de vista, além de manifestar atos repetitivos e estereotipados. A Psicomotricidade Relacional é uma abordagem que utiliza o brincar como elemento-chave e esse elemento privilegia a representação e a imaginação. A Psicomotricidade pode ser oferecida em diversos ambientes e um deles é no meio aquático. Em razão da criança autista apresentar dificuldades em expressar seus sentimentos, esta pesquisa direciona-se para uma análise da representação emocional em uma criança com traços autistas em um Projeto de Psicomotricidade Relacional no meio aquático – um estudo de caso, tendo como o objetivo geral verificar a representação emocional de uma criança com traços autistas em um Projeto de Psicomotricidade Relacional em meio aquático. E como objetivos específicos, verificar o relacionamento de uma criança com traços autistas com o professor em um Projeto de Psicomotricidade Relacional em meio aquático; e verificar o relacionamento de uma criança com traços autistas com as demais crianças do Projeto de Psicomotricidade Relacional em meio aquático. Esta pesquisa fundamenta-se em uma metodologia descritiva do tipo estudo de caso. A escolha do instrumento deu-se através das características da pesquisa. Por ter caráter descritivo e ser um estudo de caso, foi utilizado como instrumento avaliativo a observação direta, seguindo um direcionamento através de uma pauta de observação. O mesmo conteve treze itens que se referem as diversas formas de como a criança representa suas emoções. A análise dos dados obtidos teve como base a análise de conteúdo, com intuito de verificar as diversas manifestações emocionais de uma criança com traços autistas. Ao longo das sessões observadas, concluiu-se que a criança avaliada, não demonstrou em momento algum iniciativa em se relacionar com seus colegas de sessão e o mesmo aconteceu com relação aos professores, contudo, como os professores iam ao seu encontro e tentavam conversar com ele, o mesmo demonstrava um pouco de interesse e até interagia de acordo com as propostas oferecidas, mas tais manifestações não eram freqüentes.

 

Fonte:www.efdeportes.com/efd138/crianca-com-tracos-autistas-em-ambiente-aquatico.htm